domingo, 23 de dezembro de 2007

Biografia


  • Daniel Johns (Vocal/Guitarra)
  • Chris Joannou (Baixo)
  • Ben Gillies (Bateria)

O Silverchair, banda australiana que tem o seu estilo próprio e variando, começou em 1992, quando os integrantes tinham mais ou menos 13 anos. Eles já se conheciam há muito tempo, porém só quando atingiram essa idade resolveram formar a banda. "Já estávamos cheios de festinhas, praias, discotecas... queríamos algo para fazer... estávamos entendiados", disseram.

No começo, a banda se chamava "Innocent Criminals", contava com um segundo guitarrista, Tobin Finnane, e ensaiavam na garagem da família de Ben (baterista). No primeiro ensaio, era tudo uma bagunça: Tobin esporrando a guitarra, Ben batendo o mais pesado e o mais rápido que podia, Chris fazendo simples linhas de baixo e Daniel, que sabia que alguém teria que cantar, só gritava. “Ficou uma merda, mas na época achamos que tinha ficado bom”, diz o tímido garoto.

Certo dia, uma vizinha de Daniel, Sarah Lawson, o avisou de um concurso que a rádio local Triple J estava fazendo. A banda vencedora ganharia a gravação de um CD, um videoclipe e teria a exibição de sua música na rádio. Então, os jovens garotos pagaram por um estúdio e gravaram "Tomorrow", que naquela época tinha seis minutos e uma gravação muito ruim.

A demo de "Tomorrow" chegou entre os finalistas (bom ressaltar que eram MAIS DE 800 DEMOTAPES ). Um dos jurados, Nick Launay, a mixou corretamente, e ela foi a vencedora unânime. Felizes, os garotos gravaram um clipe para "Tomorrow" e um EP contendo quatro músicas ("Acid Rain", "Tomorrow", "Blind" e "Stoned"), dessa vez sem Tobin, que tivera que se mudar para a Inglaterra.

A Triple J tocou "Tomorrow" uma vez e de repente, milhares de pessoas começaram a ligar e pedir a música mais e mais. Pouco depois, eles assinam contrato com a Murmur, divisão australiana da Sony. Lançam o CD "Frogstomp", e várias músicas viram hits, como "Israel’s Son", "Pure Massacre" e, é claro, "Tomorrow". O CD foi gravado com apenas AU$15.000, mas rendeu mais de 1 milhão para cada integrante da banda. Sua vendagem foi muito alta: cerca de 3 milhões de CD’s foram vendidos pelo mundo inteiro.

As comparações com o Nirvana e o Pearl Jam eram muitas, e Daniel também era muito comparado com Kurt Cobain, odiando isso: "Kurt não era nem um ídolo para mim", diz. Começaram uma turnê mundial acompanhados pelos pais, pois eram menores de idade. Além dos pais, também levaram um professor particular, Jim Welsh.

.elkan

4 comentários:

Unknown disse...

Elkan !
o blog ficou massa véy, parabéns
e um Feliz Natal..
tudo de bom pra vc.
beiijos

:*

by : /ly_santos

Lady Stardust disse...

"Kurt não era nem um ídolo para mim"
Daniel e suas frases.. adoro!


Parabéns pelo blog, ficou muito bom!

Anônimo disse...

gente o Daniel é tuuuudo mesmo com as frases dele. *-*

LDAHSLKDASHKLASHD³

O blog está ótimo.

Vcs tm uma biografia com-ple-ta do Daniel e do Silverchair?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.